Gasolina
A gasolina não é uma substancia pura, é uma mistura de centenas de hidrocarbonetos(1) que tem entre 3 a 12 carbonos nas moléculas, proveniente de uma faixa da destilação do petróleo, onde há componentes leves e pesados na gasolina. Conforme o tempo passa, os mais leves se evaporam, deixando apenas os mais pesados.Por isso se diz que a gasolina "ficou velha no tanque". Em aproximadamente 60 dias, a gasolina muda sua composição por causa da evaporação dos componentes leves, sobrando os mais pesados, que costumam ter uma octanagem(2) menor. Por isso é que a gasolina velha pode causar "detonação" (3) no motor. Normalmente, quanto maior o número de carbonos na cadeia (mais pesada a molécula), menor é a octanagem.
Por isso, o querosene e outros solventes , se misturam à gasolina , fazem o motor "bater pino"(4). Estes componentes mais pesados também tem uma vaporização mais difícil. Quando expostos ao calor em estado líquido, vão se degradando e formam a conhecida "borra de gasolina" . A gasolina vendida no Brasil tem, por lei, 24% de álcool etílico em volume na sua composição, para reduzir a emissão de poluentes.
sumario
(1) hidrocarbonetos - hidrocarboneto é um composto químico constituído essencialmente por átomos de carbono e de hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos.
(2) octanagem - É a capacidade que determinado combustível tem de suportar calor sem entrar e combustão espontânea. isto significa que este pode suportar maior compressão sem explodir espontaneamente.
(3) detonação - Motores de combustão interna também são popularmente chamados de motores a explosão. Esta denominação, apesar de freqüente, não é tecnicamente correta. De fato, o que ocorre no interior da câmara de combustão não é uma explosão de gases, é uma combustão (queima controlada com frente de chama) ou deflagração. O que pode-se chamar de explosão (queima descontrolada sem frente de chama definida) é uma detonação dos gases, que deve ser evitada nos motores de combustão interna, a fim de proporcionar maior durabilidade dos mesmos e menores taxas de emissões de poluentes atmosféricos provenientes da dissociação de gás nitrogênio gerados durante a queima descontrolada. Ela ocorre quando um resto de combustível no final da combustão tem sua temperatura e pressão elevados a ponto de se auto-ignitar. Essa queima não controlada do combustível gera um ruído característico (conhecido como batida de pino apesar de nenhum pino bater, o ruído é proveniente da ressonância da câmara de combustão transmitida ao bloco) e eventualmente dano mecânico, principalmente em pistão, anéis, vela e válvulas.
(4) bater pino - É aquele ruido metálico que se ouve no motor em funcionamento..
Tem como armazenar o combustível de modo a evitar essa evaporação? Os toneis de plastico, fechados, e lacrados funcionam?
ResponderExcluiro que da no motor de um carro se colocar gasolina pura
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGasolina velha pode fazer o motor fumacear
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ResponderExcluirGasolina velha pode fazer o motor fumacear
ResponderExcluirGasolina velha pode fazer a moto falhar engasgar embolar
ResponderExcluirse por maus gasolina resolve?
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