O Cabeçote com 16V produz mais
potência, no motor com cabeçote de 16V normalmente se usa um coletor longo,
pois com um coletor longo a média rotação se privilegia o torque com o efeito
" Pulsação (efeito de retorno das moléculas ao encontrarem a válvula de
admissão fechada ricocheteando nas paredes do coletor, melhorando o enchimento
do cilindro " Efeito Bomba"/Golpe de aríete), evitando assim o
chamado buraco na aceleração.
Os chamados motores multiválvulas
(16v, 20v etc.) apresentam uma deficiência em baixas rotações devido as baixas
velocidades de depressão no coletor.
Como exemplo em um motor com 16V
ou seja, 4v por cilindro, temos a abertura de duas válvulas de admissão
simultaneamente, diminuindo a depressão no coletor e conseqüentemente o arraste
de ar, causando assim o chamado " buraco de aceleração. Alguns motores
possuem uma borboleta controlada pelo módulo de injeção que fecha uma das
entradas do coletor de admissão, tornado o efeito de admissão em baixas
rotações parecido com um motor de 8v.
Existem sistemas de injeções
eletrônicas em que o acelerador eletrônico exerce um controle de torque abrindo
a borboleta do acelerador progressivamente, minimizando assim a queda de
depressão no coletor.
Para entender o funcionamento do
coletor de admissão, é necessária a compreensão de dois fatores: perda de carga e pulsação.
- Perda de carga: existe quando ocorre o atrito do ar nas paredes do
coletor de admissão significativamente;
- Pulsação: é o golpe de ar formado dentro do coletor dado pela
abertura e fechamento das válvulas de admissão.
Quanto à aplicação do coletor, é
avaliado o que é mais conveniênte ou mais significativo
entre um e outro (perda de carga ou pulsação).
Em um motor em marcha lenta é
necessário o uso das características de um coletor
curto, pois não há presença do fenômeno “pulsação”. Mesmo usando-se um coletor longo, a velocidade dos pistões
em marcha lenta é baixa, gerando um baixo deslocamento de ar. Já um motor entre
1500 e 3000 rpm cria uma velocidade onde a pulsação
é bastante significativa para contribuir para o enchimento dos cilindros,
aproveitando este efeito de bombeamento, também chamado golpe de aríete.
Em um motor com giro alto, o
efeito citado acima não é significativo, não contribuindo para o enchimento do
cilindro, então a perda de carga torna-se mais relevante (prejudicial). Quando
o comprimento do coletor é longo, o motor passa a ter muita perda de carga por
atrito, devido a seu alto volume de massa de ar, gerado pela alta rotação dos
pistões. Então, é necessário trabalhar com o efeito de coletor mais curto.
Conclusão:
Motor em marcha lenta: Um
coletor curto apresenta mais eficiência, pois não apresenta pulsações com um
baixo deslocamento dos pistões ( RPM mais baixa).
Rotação média: Na rotação
média o regime é de torque, temos ai mais eficiência usando um coletor longo,
pois o efeito de pulsação contribui para o enchimento dos cilindros ( 1500 a 3000 rpm).
Alta Rotação: Este regime é
denominado de potência, onde um
coletor mais curto é mais eficiente, pois o efeito de pulsação não contribui
mais para o enchimento dos cilindros do motor ( acima de 3000 RPM), pois a
freqüência de abertura e fechamento das válvulas de admissão e o grande volume
de ar acaba criando resistência para trafegar em um coletor longo, logo
trabalha-se com um coletor curto.
Para um funcionamento perfeito de
um motor pensando-se em torque e potência o ideal é ter um
motor com 8v em baixas rotações e um de 16v em altas rotações, pois um motor de
8v atinge seu torque máximo acerca de 2800 RPM, enquanto um motor com 16v com
4200 RPM.
Lembrando que a pressão na cabeça
do pistão no ápice da combustão é medida em toneladas cerca de 1,5 toneladas.
As variáveis de coletor de
admissão apresentadas pode ser obtidas pelo sistema de coletor variável
característica de alguns veículos, porém o que se privilegia nos motores dos
veículos de passeio sem coletor variável é o torque usando-se então um coletor
longo.
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