Diagnóstico
de velas de ignição
Alguns
problemas do motor podem ser identificados por uma simples inspeção na vela,
quer dizer seu aspecto e coloração demonstra como esta sendo a queima da
mistura e o funcionamento desse motor.
Existem
diversos tipos de velas, cada qual com características diferentes (roscas de
cabeçote, grau térmico etc), e com aplicações especificas para cada tipo de
motor.
A
seguir apresentaremos algumas falhas e as prováveis causas do pode estar
acontecendo com o motor.
Resíduos de impurezas
Problema
Motor
falha em altas rotações ou em razões de sobre carga.
Aspecto da vela
Resíduos
de coloração avermelhados, marrons, amarelo verde e branca incrustados no bico
isolador e nos eletrodos.
Causas
Impurezas
ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são
queimados totalmente, depositando-se na ponta ignífera das velas. Em altas
temperaturas esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas
no centelhamento.
Solução
As
incrustações nesse caso são facilmente removidas, se as velas estiver em boas
condições pode ser utilizada novamente após a devida limpeza. Em casos de
resíduos de chumbo, a vela deve ser substituída.
Resíduos de carvão
Problema
Dificuldade
na partida e o motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela
Ponta
da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas
- Ignição
atrasada.
- Mistura
ar/gasolina demasiadamente rica.
- Filtro de ar
obstruído.
- Deficiência de
energia para a ignição.
- Uso excessivo do
afogador (veículos carburados).
- Funcionamento do
motor em marcha lenta ou em velocidade baixa por longos períodos.
- Vela de ignição
muito fria (grau térmico).
Soluções
Nas
situações de 1 a 6, basta realizar as regulagens necessárias.
Na
situação 7, providenciar a substituição da vela para a especificada do veículo.
Carbonização unida
Problema
Dificuldade
na partida e o motor falha em marcha
lenta.
Aspecto da vela
A
ponta da vela apresenta brilho oleoso, úmido e preto.
Causas
- Anéis do pistão
ou cilindro desgastados.
- Falta de
assentamento do pistão, anéis e cilindro (principalmente em motores
retificados).
- Se o motor for
dois tempos, a proporção óleo / combustível está muito alta.
Soluções
- Substituir
os anéis ou retificar os cilindros.
- Revisar
o estado dos pistões, anéis e cilindros.
- Corrigir
a proporção óleo / combustível.
Encharcamento
Problema
Dificuldade
na partida, motor falhando e marcha lenta irregular.
Aspecto da vela
Ponta
da vela encharcada de combustível.
Causas
Motor
afogado, problemas com a carburação, umidade ou água no sistema de alimentação
ou no combustível, folga nos eletrodos da vela, problemas no sistema de
ignição.
Solução
Verificar
e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições realizar a
secagem e regular a distância dos eletrodos para o especificado.
Superaquecimento
Problema
Motor
com características de detonação, perda de desempenho em altas velocidades, em
subidas ou com cargas elevadas.
Aspecto da vela
O
bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos em sua superfície.
Causas
- Ponto de ignição
adiantado.
- Mistura
Ar/Combustível muito pobre.
- Deficiência na
refrigeração do motor.
- Aperto
insuficiente da vela.
- Combustível com
baixa octanagem.
- Velas muito
quentes (grau térmico).
Soluções
Nas
causas de 1 a 4 - basta realizar as regulagens necessárias.
Na
causa 5 – Utilizar combustível de melhor qualidade.
Na
causa 6 – Utilizar a vela correta de acordo com o especificado pelo fabricante.
Resíduos de álcool
Problema
Motor
falha principalmente na aceleração.
Aspecto da vela
Resíduos
de coloração avermelhados, marrons ou amarelas no bico do isolador.
Causas
Impureza
ou aditivos no álcool ou alguns lubrificantes que não se queimaram em
determinadas condições.
Solução
Substituir
a vela – porque esses resíduos são de difícil remoção.
Isolador quebrado
Problema
Motor
apresenta funcionamento irregular (falha) e baixo desempenho.
Aspecto da vela
O
bico isolador apresenta-se trincado ou quebrado.
Causas
É
causado normalmente pela expansão térmica ou choques térmicos, originados por
aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação.
Utilização
de ferramenta inadequada para calibração da folga do eletrodo.
Solução
Evitar
sobrecarga do veículo e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador
adequado.
Pré-ignição
Problema
Grande
perda de potência do motor, A temperatura na câmara de combustão sobe
rapidamente causando danos no pistão.
Aspecto da vela
Eletrodos
fundidos e nos casos extremos o eletrodo desaparece complemente da ponta
ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.
Causas
- Ignição
excessivamente adiantada.
- Deficiência na
refrigeração do motor.
- Resíduos de
impurezas de superaquecimento na câmara de combustão.
- Vela de ignição
muito quente.
Soluções
Nas
causas 1 e 2 – Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento
do motor.
Causa
3 – Remover todos os resíduos de impurezas que estiver incrustado na câmara de
combustão.
Causa
4 - Substituir a vela de acordo com o
especificado pelo fabricante.
Fim da vida útil
Problema
Dificuldade
na partida e perda de desempenho do motor e aumento de elemento poluentes nos
gases de escape.
Aspecto da vela
Folga
nos eletrodos aumentada e os eletrodos apresentam-se arredondados.
Causas
A
vela se desgastou normalmente e nestes casos ocorre sobre carga no sistema de
ignição requerendo uma voltagem maior. Também ocorre o aumento no consumo de
combustível porque sua vida útil acabou.
Solução
Substituí-las
por velas novas.
Motor em boas
condições de funcionamento
Aspecto da vela
Possui
depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.
Causas
A
vela está cumprindo a sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de
combustível satisfatório.
Solução
Para
assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e
regule a folga entre os eletrodos a cada 5.000 km e providencia a sua substituição de acordo
com o recomendado pelo fabricante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário