Diagnóstico visual da vela de ignição

Diagnóstico de velas de ignição

Alguns problemas do motor podem ser identificados por uma simples inspeção na vela, quer dizer seu aspecto e coloração demonstra como esta sendo a queima da mistura e o funcionamento desse motor.

Existem diversos tipos de velas, cada qual com características diferentes (roscas de cabeçote, grau térmico etc), e com aplicações especificas para cada tipo de motor.

A seguir apresentaremos algumas falhas e as prováveis causas do pode estar acontecendo com o motor.


Resíduos de impurezas

Problema

Motor falha em altas rotações ou em razões de sobre carga.

Aspecto da vela

Resíduos de coloração avermelhados, marrons, amarelo verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.

Causas

Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositando-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.

Solução

As incrustações nesse caso são facilmente removidas, se as velas estiver em boas condições pode ser utilizada novamente após a devida limpeza. Em casos de resíduos de chumbo, a vela deve ser substituída.

Resíduos de carvão



Problema

Dificuldade na partida e o motor falha em marcha lenta.


Aspecto da vela

Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.


Causas

  1. Ignição atrasada.
  2. Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
  3. Filtro de ar obstruído.
  4. Deficiência de energia para a ignição.
  5. Uso excessivo do afogador (veículos carburados).
  6. Funcionamento do motor em marcha lenta ou em velocidade baixa por longos períodos.
  7. Vela de ignição muito fria (grau térmico).


Soluções

Nas situações de 1 a 6, basta realizar as regulagens necessárias.
Na situação 7, providenciar a substituição da vela para a especificada do veículo.





Carbonização unida



Problema

Dificuldade na partida e  o motor falha em marcha lenta.


Aspecto da vela

A ponta da vela apresenta brilho oleoso, úmido e preto.


Causas

  1. Anéis do pistão ou cilindro desgastados.
  2. Falta de assentamento do pistão, anéis e cilindro (principalmente em motores retificados).
  3. Se o motor for dois tempos, a proporção óleo / combustível está muito alta.


Soluções

  1. Substituir os anéis ou retificar os cilindros.
  2. Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindros.
  3. Corrigir a proporção óleo / combustível.








Encharcamento




Problema

Dificuldade na partida, motor falhando e marcha lenta irregular.


Aspecto da vela

Ponta da vela encharcada de combustível.


Causas

Motor afogado, problemas com a carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga nos eletrodos da vela, problemas no sistema de ignição.


Solução

Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições realizar a secagem e regular a distância dos eletrodos para o especificado.







Superaquecimento


Problema

Motor com características de detonação, perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.


Aspecto da vela

O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos em sua superfície.


Causas

  1. Ponto de ignição adiantado.
  2. Mistura Ar/Combustível muito pobre.
  3. Deficiência na refrigeração do motor.
  4. Aperto insuficiente da vela.
  5. Combustível com baixa octanagem.
  6. Velas muito quentes (grau térmico).


Soluções

Nas causas de 1 a 4 - basta realizar as regulagens necessárias.
Na causa 5 – Utilizar combustível de melhor qualidade.
Na causa 6 – Utilizar a vela correta de acordo com o especificado pelo fabricante.





Resíduos de álcool



Problema

Motor falha principalmente na aceleração.


Aspecto da vela

Resíduos de coloração avermelhados, marrons ou amarelas no bico do isolador.


Causas

Impureza ou aditivos no álcool ou alguns lubrificantes que não se queimaram em determinadas condições.


Solução

Substituir a vela – porque esses resíduos são de difícil remoção.















Isolador quebrado



Problema

Motor apresenta funcionamento irregular (falha) e baixo desempenho.


Aspecto da vela

O bico isolador apresenta-se trincado ou quebrado.


Causas

É causado normalmente pela expansão térmica ou choques térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação.
Utilização de ferramenta inadequada para calibração da folga do eletrodo.


Solução

Evitar sobrecarga do veículo e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.








Pré-ignição


Problema

Grande perda de potência do motor, A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.


Aspecto da vela

Eletrodos fundidos e nos casos extremos o eletrodo desaparece complemente da ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.


Causas

  1. Ignição excessivamente adiantada.
  2. Deficiência na refrigeração do motor.
  3. Resíduos de impurezas de superaquecimento na câmara de combustão.
  4. Vela de ignição muito quente.


Soluções

Nas causas 1 e 2 – Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.
Causa 3 – Remover todos os resíduos de impurezas que estiver incrustado na câmara de combustão.
Causa 4 -  Substituir a vela de acordo com o especificado pelo fabricante.




Fim da vida útil


Problema

Dificuldade na partida e perda de desempenho do motor e aumento de elemento poluentes nos gases de escape.


Aspecto da vela

Folga nos eletrodos aumentada e os eletrodos apresentam-se arredondados.


Causas

A vela se desgastou normalmente e nestes casos ocorre sobre carga no sistema de ignição requerendo uma voltagem maior. Também ocorre o aumento no consumo de combustível porque sua vida útil acabou.


Solução

Substituí-las por velas novas.













Motor em boas condições de funcionamento



Aspecto da vela

Possui depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.


Causas

A vela está cumprindo a sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.


Solução

Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule a folga entre os eletrodos a cada 5.000 km  e providencia a sua substituição de acordo com o recomendado pelo fabricante.

  

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