Velas de ignição você as conhecem


Velas de Ignição
A melhor ignição começa pelas velas e cabos

O que são velas de ignição, para que servem, quais os modelos,vela quente e vela fria são algumas das respostas que você vai encontra aqui.
Com a evolução dos motores e suas tecnologias empregadas, muitos profissionais  não dão a  importância e ou orientam a seus clientes a respeito da troca e manutenção deste componente; e até mesmo desconhecem tais procedimentos.
De uma forma geral as velas de ignição tem como função descarregar uma alta tensão dentro da câmara de combustão do motor (centelha), em dado momento fazendo assim a combustão dos gazes, ar e combustível, levando  a movimentação do pistão e por fim gerando ou transformando a energia química em energia física.

   
"Tempos de um motor de quatro cilindros"







As velas de ignição, não só são responsáveis por gerar a centelha mas hoje com o surgimento  das centrais  ECU, elas precisam ter um bom isolamento eletrônico para   evitar a queima da mesma e ainda desenvolver o perfeito funcionamento dos motores tanto a gasolina , a álcool e ainda 
os flex, eu digo perfeito funcionamento devido ao combustível que temos e abastecemos nossos automóveis de péssima qualidade.





    ANATOMIA DA VELA DE IGNIÇÃO


         O tipo de construção  os material utilizados e o processo de produção determinam juntos o quanto a vela de ignição atende a alta exigência a ela imposta.

1. Barreira contra fuga de corrente

Impede fugas de alta tensão, e com isso, as falhas de ignição

2. Isolador

O isolador é feito predominante de óxido de alumínio e tem a função de isolar o pino de conexão e o eletrodo central da carcaça.

3. Pino de conexão

Nas velas Bosch Super, o pino de conexão é de aço.

4. Anel de rebordo

Para fixar e vedar o isolador

5. Carcaça

A carcaça é feita de aço e niquelado para mair proteção contra corrosão. É utilizada para fixar avela à cabeça do cilindro.

6. Massa de vidro

A massa de vidro utilizada é elétrica e termicamente condutiva. Sua função é também conectar o pino de conexão ao eletrodo central.

7. Arruela interna de vedação


Para fixar e vedar o isolador.

8.Eletrodo central

O eletrodo central consiste em uma liga de níquel-cromo com núcleo de cobre.

9. Eletrodo massa



      VELAS QUENTES OU FRIAS

  Quando o motor do carro é desenvolvido e construído lhe é determinado o tipo de vela empregado para aquele determinado e regime de funcionamento do motor.
Como este componente,a vela de ignição, tem o papel de conduzir altas tensão,de acordo com  a necessidade e regime de funcionamento, é normal que a mesma venha a se aquecer seja pela corrente como também pelos gases de combustão.
Como foi discriminado acima no item 07 da anatomia da vela, seu corpo é composto de uma rosca a qual é fixada ao motor e em seu interior o isolante térmico. Toda vela de ignição tem um grau térmico a se respeitar   e esse grau térmico condiz o quanto a vela de ignição consegue dissipar .
A vela quente, trabalha em uma temperatura elevada o suficiente para queimar depósitos de carvão quando o veiculo esta em baixa velocidade.Ela possui um longo percurso de dissipação de calor o que permite manter alta temperatura na ponta do isolador.
Já a vela do tipo frio é uma vela feita para trabalha em regime mais fria porém o suficiente para evitar a carbonização quando o veiculo esta em baixa velocidade. Possui um percursos mais curto permitindo uma rápida dissipação de calor. É adequada em regimes de alta solicitação do motor.
O que ocorre se usarmos uma vela não de acordo com o motor o qual foi desenvolvido:
Aplicação de velas frias acarretam no acumulo de sedimentos na ponta de ignição, e estes sedimentos vão acarretar na fuga de corrente elétrica fazendo assim a perda da faísca gerando a não combustão do combustível perda de potência enfim levando ao mal funcionamento do motor e desperdício de combustível..... .
A aplicação de velas do tipo quente ,por ela ter uma temperatura elevada em sua dissipação de calor pode gerar uma pré ignição no momento de combustão,também pode ocorrer uma fusão dos eletrodos das velas, como ainda travar e ou perfurar os pistões.

CÓDIGO DAS VELA

Como identifica ou interpretar os códigos das velas:










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