Cabo de ignição







A função do cabo de ignição é de conduzir a alta tensão produzida na bobina de ignição,até as velas de ignição de uma forma que não cause interferência no componentes eletrônicos automotivos e que haja a perda de corrente elétrica (fuga de corrente), e sem falhas. Para isso o cabo precisa ter algumas características:

  • Resistência a alta temperatura pois o cofre do motor atinge temperaturas acima de 150C
  • Maior supressão de ruídos pois os veículos possuem equipamentos eletrônicos e o cabo filtra a interferência por rádio frequência.
  • Maior rigidez de elétrica, tem que resistir a alta tensão e evitar a fuga.
  • Resistência a ataques químicos como vazamento de óleo e combustível.
Tipos de cabos


  1. Com terminal resistivo (tipo ST).
  2. O cabo de ignição é resistivo ( tipo SC), o que muda é a forma de materiais confeccionados.

Teste de resistência Ôhmica

É de se observar que os valores ôhmicos serão diferentes pois é de se levar em consideração os tamanhos dos cabos (comprimento).
Com auxilio de um multímetro ou ohmímetro em uma escala de 20 K Ohms.
Cabo tipo SC tem a resistência no próprio cabo, cada um tem um determinado valor.
A resistência é de 7,5Kohms por metro, com tolerância de 40%. O cabo mais curto tem valor menor de que os anteriores.
Cabo tipo ST sua resistência está nos terminais, independente do tamanho do cabo a resistência será a mesma.
Cada cabo de ignição apresentará de 4,0 a 8,0 Kohms e o cabo da bobina, de 1,0 a 3,0Kohms.

*É de se destacar que para que se haja a centelha na câmara de combustão, é necessario não só do ar e combustível mas também de uma pressão determinada.
Caso você tenha um centelhador. deve-se ajustar sua abertura para 15mm e observar a coloração da centelha.
cor azul : seu sistema esta em bom funcionamento.
cor amarela ou vermelha: existe problema no cabo ou na bobina.






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