O calor de vaporização é a quantidade de energia necessária para que um elemento ou de uma substancia que se encontra em equilíbrio com seu próprio vapor, a pressão de uma atmosfera passe completamente para o estado gasoso.
A gasolina tem um calor de vaporização de 325 Kj/litro e o álcool 744 kj/litro.
Isto quer dizer que o álcool necessita de mais do que o dobro de energia para se vaporizar. Esta vaporização, nos carros carburados e com injeção mono ponto , acontece dentro do coletor de admissão . A energia para vaporizar é conseguida através do calor do motor, que também aquece o coletor de admissão . Porém, ao se vaporizar, o combustível remove (diminui) a temperatura do coletor de admissão, pois esta "roubando" energia do ambiente.
Não é difícil concluir que o álcool "rouba" mais que o dobro de energia, diminui muito mais a temperatura do coletor.
Se a temperatura cair muito, o combustível não se vaporiza mais e se liquefaz ( passa para o estado liquido) dentro do coletor, causando um corte súbito no funcionamento do motor, causado pela falta de combustível momentânea.
Para evitar isto, promove-se o aquecimento do coletor de admissão, fazendo passar água quente do motor pelo coletor para a manutenção do aquecimento. Este aquecimento é muito mais necessário em um motor a álcool, pela sua maior demanda de energia para vaporizar-se.
Em motores com turbocompressor, o próprio aquecimento do ar, imposto pelo trabalho de compressão que o turbo realiza, serve para facilitar a vaporização do álcool.
- Para se ter uma idéia , um motor operado com uma pressão de 0,30 Kgf/cm2 faz o ar aquecer de 25° a 65°aproximadamente;
- Com uma pressão de 1,0 Kgf/cm2, a uma temperatura do ar, na saída da turbina, fica em torno de 115° C.
Entretanto, em motores carburados ou monopontos , enquanto o turbo não aciona ( entra em carga ), o motor a álcool fica "quadrado". Uma forma de resolver este problema é utilizar sistemas de injeção de combustível multiponto, onde o álcool é pulverizado direto na haste da válvula de admissão (a cabeça da válvula está em contato direto com a explosão da câmara de combustão ) onde a temperatura é constante.
Além disso, o injetor ao pulverizar o combustível aumenta substancialmente a área de troca térmica levando o álcool a uma vaporização quase instantânea.
Leia mais em "poder calorífico,ponto de fulgor e octanagem", neste blog.
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